sábado, 5 de janeiro de 2013

Legião Urbana

Legião Urbana
Foi uma banda surgida em brasília, a banda durou de 1982 à 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, venderam mais de vinte milhões de copias. O fim da banda foi marcado pela morte de Renato Russo, em 11 de outubro de 1956.


Inicio da banda
A primeira apresentação da banda Legião Urbana aconteceu no dia 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Pato de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito bandas.
Esse foi o único show que a banda apareceu com sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná(guitarrista)
hoje em dia conhecido pelo nome Kadu Lambach.

Antes disso Renato Russo já tinha uma banda chamada Aborto Eletrico, mas por causa de alguns desentendimentos a banda acaba se separando e os outros integrantes formam uma outra banda que hoje é conhecida por Capital Inicial.

Primeira formação
A Primeira formação oficial do Legião Urbana foi : Renato Russo(vocal), Marcelo Bonfá(bateria), Dado Villa-Lobos(guitarra) e Renato Rocha(baixo).

E com essa formação gravaram seu primeiro álbum que foi lançado em 1985 com o nome de Legião Urbana e seus principais singles foram : Será, Geração Coca-Cola e Ainda é Cedo. Uma curiosidade que os desenhos que estão no encarte foram desenhados pelo baterista da banda.

E o segundo álbum da banda foi Dois, lançado em 1986 , sendo o segundo álbum mais vendido da banda atrás apenas do As Quatro Estações. O Titulo desse disco era para ser Mitologia e Intuição e um lp duplo segundo Renato Russo, só que a gravadora não gostou muito desse nome e acabou ficando apenas Dois e sendo um álbum simples. O maior single do disco foi a musica Eduardo e Mônica mesmo não tendo um refrão foi um estrondoso sucesso. Uma outra musica de grande fama do álbum é a Indios que nessa sim tem um refrão bem marcante !!

Que Pais é este ? "É A PORRA DO BRASIL" , grande refrão da primeira faixa do terceiro album de estudio da banda sendo o ultimo em que o baixisita Renato Rocha participa. Na epoca a gravadora pressionava muito a banda já que queria um terceiro album de estudio, e como não tinham muitas musicas gravadas dês do lançamento do Dois, então das nove faixas desse album apenas a Mais do Mesmo e Angra dos Reis foram escritas nessa época, e as outras 7 faixas ? Eram ainda da época do Aborto Eletrico, e dessa época as mais famosas são Que Pais é Este e Faroeste Caboclo que segundo o próprio Renato Russo essa é a sua Hurricane (musica Bob Dylan), que possui mais de 9 minutos e nenhum refrão. Um fato curioso é a capa do álbum que mostra toda a humildade do vocalista da banda que deixa seus companheiros ficarem na frente na hora da foto !

Com a saída  de Renato Rocha da banda depois do Que País é Este.

Só voltaram a estúdio em 1989 com o álbum As Quatro Estações, nesse álbum o baixo foi revesado entre Renato Russo e Dado Vila-Lobos. O maior hit desse disco e talvez até da banda: Pais e Filhos.
Para a maioria dos fãs esse é o melhor lp e talvez por isso seja o mais vendido e até ganhou um disco de platina.

O quinto álbum da banda tem um nome muito original ele ressebeu o titulo de V(cinco em algarismo romano). A maior mudança deste para os seus anteriores é a mudança muito de estilo, tendo um som bem mais Progressivo, isso pode se notar na música Metal Contra as Nuvens que possui 11 minutos(caracteristica do progressivo são musicas grandes e com grande presença da parte instrumental), e algumas musicas instrumentais como A Ordem dos Templarios.

O Album seguinte é O Descobrimento do Brasil já na época que todos descobriram a  grave doença do vocalista, Renato tinha AID's .  Grande diferença desse album que possui letras mais psicoledicas com muita tristeza que era o sentimento da banda nesse momento . Vinte e Nove e Perfeição foram os maiores singles deste album.
A Tempestade é o ultimo album de estudio com Renato ainda com vida, na epoca das gravações, pelo grave estado de saúde a voz do album teve que ter sido a usada nos ensaios, a unica que teve realmente a voz definitiva foi Via Lactea.
Agora é a parte mais triste da historia dessa grande banda do rock brasileiro. No ano de 1996, mais precisamente no dia 11 de outubro, morre a voz do rock nacional e o grande poeta : RENATO RUSSO.

Mesmo depois da morte do seu vocalista ainda haviam musicas gravadas e ela seriam lançadas um ano apos a morte, ou seja, em 1997 e recebeu o título de Uma Outra Estação, voltando ao estilo que consagrou a banda neste album a musica Clarisse foi a que mais fez sucesso !


Apos o fim de tudo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos seguiram suas vidas, mas nunca voltaram ao sucesso dos tempos do Legião, tendo ainda varios tributos com os dois participando, não agradou muito aos seus fãs, pois nenhum que cantava igual ao antigo vocalista da banda. Pelo que parece nada ou nem ninguem conseguirá substitui-lo, já que ele é realmente unico no que fazia.

Bem isto é tudo pessoal.

Um comentário: